CURTA NOSSA FAN PAGE

(Você precisa saber sobre formas de onda) Onda trapezoidal

terça-feira, 14 de julho de 2009

Neste post falaremos sobre as formas de ondas elétromagnéticas mais comuns. Trataremos das ondas de potência em baixa tensão. Primeiramente devemos esclarecer que a concessionária de energia elétrica fornece uma tensão alternada que possue a seguinte forma que costumamos chamar de senoidal. Esta onda tem o formato circular e contínuo parecido com uma espiral como pode ser vista na figura abaixo:

Essa forma de onda é períodica e repetitiva tendo assim uma frequência que gira em torno de 60 Hz. No mercado, nobreak's de pequenos porte ( bi direcionais) com potências entre 300VA à 3Kva costumam apresentar em modo inversor uma forma de onda diferente da descrita acima porém, também alternada e com a mesma frequência. Veja o exemplo:

Essa onda é conhecia como "trapezoidal" devida a sua forma se assemelhar a figura geométrica do trapézio, essa onda costuma a ser formada em inversores que usam o oscilador push-pull onde o center tape do trafo é ligado ao positivo da bateira e as duas extremidades ficam responsáveis por um cilco da onda. Assista aqui um vídeo que mostra as duas formas de onda em um osciloscópio: Alguns equipamentos que são sensíveis a frequência como máquinas de micro filmagem que possuem dimmer, não funcionam corretamente quando submetidos a esse tipo de onda. Equipamentos microprocessados como tomográfos também são sensíves devido as seus osciladores. Então procure saber, junto ao fabricante, se a carga é sensível e necessita de uma onda de saída puramente senoídal para evitar possíves prejuízos ao adquirir um equipamento que não atenda as exigências de sua carga. "Santos, P.H.D (tecnologo em automação industrial)".

Comments

No response to “(Você precisa saber sobre formas de onda) Onda trapezoidal”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE