CURTA NOSSA FAN PAGE

(Você precisa saber sobre eletrônica) PWM (pulse width modulation)

domingo, 12 de julho de 2009

        PWM significa, traduzindo para o português, modulação por largura de pulso, e possui diversas aplicações, mas no caso de nobreaks, a principal utilização é a de melhorar a forma de onda produzida pelo inversor do equipamento. Na figura abaixo podemos acompanhar o funcionamento desse circuito: O oscilador carrega e descarrega o capacitor C1 entre dois níveis de tensão determinados e cujo valor de frequência é dado por RC. Como a carga do capacitor e feita por corrente constante, a tensão do capacitor tem a forma de uma rampa. Durante a descarga do capacitor, o oscilador fornece um pulso positivo de curta duração que ocasiona o Reset interno do Cl, alterando a combinação da porta NOR e inibindo a saída.
         Uma realimentação (feedback) será necessária para informar ao operacional a situação na carga. Só então o operacional (ou o par deles) vai produzir uma tensão contínua denominada de tensão de erro. O operacional destinado a produzir a tensão de erro necessita de um divisor resistivo externo que adequará o valor da tensão a ser comparada com a tensão de referência. Os amplificadores operacionais possuem um alto ganho quando trabalham em baixas frequências, o que é desejável para a boa regulação da fonte.

A seguir, vou comentar alguns CI's controladores de largura de pulso aplicados em nobreaks. Na figura abaixo está ilustrado um CI que incorpora um flip-flop que é usado como Latch.
Durante a descarga do capacitor, o oscilador fornece um pulso positivo de curta duração que ocasiona o Reset do latch, fazendo mudar a condição da saída do flip-flop e inibindo as saídas. O latch é usado para armazenar o estado ou nível do comparador. Ao receber um pulso de clock, o latch vai para o estado zero até que a tensão de erro seja menor do que a tensão VC, quando então passa para nível alto e fica armazenando este nível até novo clock. Na figura abaixo está ilustrado um CI que é um PWM de um tipo quase ressonante. Neste circuito, o oscilador gera os pulsos de clock para o latch e para o gerador de rampa. A inclinação da rampa, que vai ao comparador PWM, depende da tensão de entrada.

Estes CI's usados em nobreaks produzem uma melhora na forma de onda pois trabalham com pulsos lógicos, conforme representa a figura abaixo.


Para determinar os pontos de disparo necessários para produzir a modulação por largura de pulsos, utiliza-se uma senóide fundamental como referência, que será comparada com uma forma de onda triangular, também conhecida como dente-de-serra, como mostra esta outra figura.

Esta onda triangular é produzida dentro do CI de PWM. A comparação acertará a largura dos pulsos digitais. Através de tiristores (SCR), ocorrerão gatilhamentos para aproveitar somente os pulsos de nível alto da forma de onda. Um tiristor conduz um terço da corrente de carga em um ciclo. Logo, teremos vários tiristores para poder suprir corrente em 100% da carga. "Santos, J.C. (técnico em eletrônica).

Comments

No response to “(Você precisa saber sobre eletrônica) PWM (pulse width modulation)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE