CURTA NOSSA FAN PAGE

Como montar um QTA

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

        Quando utilizamos um gerador no caso de falta de energia da rede concessionária, fica muito incômodo e de certa forma, até perigoso,ter que ligar o gerador manualmente, transferir a carga para o gerador e depois quando voltar a rede, ter que fazer todo o  processoinverso. Vou postar aqui hoje um esquema elétrico bem simples de um QTA, que é muito útil para automatização de um gerador, a sigla QTA significa "Quadro de Transferência Automática", e como o próprio nome já diz serve para ligar e desligar o gerador,  fazer toda essa transferência de carga, e ainda utilizar alguns sensores que podem avaliar, não somente a falta de rede, como também, avaliar se essa rede está em níveis aceitaveis.
        Esses niveis podem ser ajustáveis de acordo com a carga à ser ligada à esse gerador,embora costume-se ajustá-los para uns 20% no caso da tensão e uns 5% no caso da frequência. Por definição, esses sensores executam as seguintes funções de relés ANSI:
Como pode ser visto na figura àbaixo, o esquema elétrico é bem simples, de muito fácil compreensão, podendo qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento de circuitos elétricos confeccioná-lo, em todo caso existem muitas empresas no mercado, que fabricam QTA's das mais variadas configurações, com mais funções, com controle digital ou analógico e etc...

Essas configurações vão variar de acordo com a necessidade e a aplicação dessa automatização de acordo com o tipo e a potência da carga à ser alimentada. "Santos, J.C. (técnico em eletrônica)".

Comments

10 Responses to “Como montar um QTA”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

EDVALDO disse...

Opa, esse Qta serve para partida rapida do gerador?
Digo quanto tempo ele levará para ligar o gerador, ou ele corta a tensão da rede e depois liga o gerador.

Estou procurando um circuito que seja ligado a um nobreak e que quando faltar energia liga-se o nobreak, logo em seguida o gerador, evitando assim o desligamento dos equipamentos que estao funcionando.

Tem alguma ideia onde posso encontrar esse modelo que estou procurando ?


Grande abraço valew.

20 de junho de 2011 às 17:17
Jota disse...

Prezado Edvaldo, sim este QTA serve para reconhecer a falta de rede e partir o gerador, porém, precisamos ver qual modelo de gerador que você possui, se ele aceita o QTA. E quanto ao nobreak, basta instalá-lo em série entre o Qta e as cargas críticas. Segue o site da empresa onde trabalho www.powersyssistemas.com.br onde poderá encontrar o que procura. Se preferir, me envie um telefone de contato para agendarmos uma visita sem compromisso e avaliar uma solução adequada à sua necessidade.
Desde já agradeço a sua atenção. Atenciosamente, João Caetano.

22 de junho de 2011 às 00:12

ola santos .j.c.qual e a esquema de interligação dos qta.1e2.qta.3e4e.qta5..

(obs)todos esses.qta.e p faser o funcionamento de 4 bombas.quando .ouver queda de rede

21 de julho de 2011 às 20:55
Jota disse...

Prezado fabrinet2,
Não entendi muito bem sua dúvida, você só precisa de um QTA, é só interligar as 4 bombas em um quadro de distribuição ligado à este QTA.

21 de julho de 2011 às 22:08
Kleber AL disse...

Bom dia Santos aqui é Kleber,por acaso você possui um esquema para a fiação do motor,no caso um motor simples diesel com partida elétrica,estou tentando automatizar a partida do motor,poderia me esclarecer algumas dúvidas?Desde já agradeço sua atenção e para concluir muito interessante este seu espaço que aborda um assunto bem importante!

12 de setembro de 2011 às 08:37
Kleber AL disse...

Olá Santos,J.C.,Sou do interior do RS e gostaria muito se você pudesse me ajudar,tenho um gerador de 3KVA motomil 220Vca monofásico, com partida elétrica,tendo em vista este seu projeto para automatização da transferência de cargas automática,se você tivesse um esquema simples para acionamento do motor de partida e funcionamento do meu equipamento agradeceria demais o amigo!Desde já agradeço a atenção.

12 de setembro de 2011 às 08:55
Jota disse...

Prezado Kleber, como você pode ter visto no post, esse QTA é para um gerador trifásico e que costuma ser mais padrão. No seu caso, é um gerador de pequena potência e provavelmente mono ou bifásico. Nesse caso o fabricante deve ser contactado para obter esta informação. Se você quiser me mandar estas informações para jocaesan@gmail.com posso anlizar e fazer alterações no projeto do QTA para o seu gerador especificamente. Espero ter ajudado.

12 de setembro de 2011 às 10:31
Kleber AL disse...

Olha Santos estou te agradecendo a sua resposta e estarei entrando em contato com você brevemente com estas informações,e como já tinha dito agradeço desde já sua atenção.Abraços.

13 de setembro de 2011 às 18:24

Prezado Cleber,o chicote do motor para partida de um motor diesel ele tem sua particularidade,antes preciso saber qual o modelo do seu motor tipo se é um motor MWM, um Scania,um Perkins,Um cumins e etc,pois cada um tem sua particularidade para funcionamento,não é difícil a construção de um chicote desse tipo para partida e parado do motor a diesel mas preciso de informações do motor para ajuda-lo,um abraço.

17 de setembro de 2011 às 10:02

Prezado Cleber, a respeito do GMG de 3KVA com partida elétrica a sua vontade é de partir ele automaticamente e transferir também automaticamente, ou partir ele manual e transferir automaticamente, pois ha uma diferença nisso,caso precise funcionar o GMG em automático você pode usar uma USCA (Unidade de Supervisão de Corrente Alternada) ou um comando de temporizadores para realizar essa partida,no caso do QTA (Quadro de Transferência Automática)pode ser montado um QTA Inteligente para o funcionamento do GMG em manual e transferência automática, posso ajuda-lo nisso mas preciso de mas informações sobre o que deseja,um abraço.

17 de setembro de 2011 às 10:12

PUBLICIDADE