CURTA NOSSA FAN PAGE

Auto-trafo vs Trafo isolador

quarta-feira, 8 de julho de 2009

        Se pensarmos com o bolso na hora da aquisição de um no break, muitas das vezes optaremos por um equipamento com um único auto trafo servindo de trafo de by pass e inversor, principalmente se tratando de clientes leigos, que não entendam lá grandes coisas de eletricidade.
        Pois é, venho aqui neste post, tentar esclarecer com o pouco conhecimento que tenho um pouco das diferenças entre um e outro. um trafo isolador, como o nome já diz, possui o enrolamento primário isolado elétricamente do enrolamento secundário.
        Nesse caso, toda a carga ligada à saída do trafo fica, de certa forma, protegida de alguns harmônicos, de surtos e curtos que sejam provenientes da tensão que entra no trafo.
O que não ocorre com o auto trafo, porque ele possui apenas um enrolamento que conta com center tapes, ou seja, pontos no centro de um mesmo enrolamento e por isso, não filtra esses surtos e outros inconvenientes. Isso não significa que sejam ruins, apenas, quer dizer que cada um tem sua aplicação.
No caso de no breaks de grande porte, são usados por exemplo, auto trafos para facilitar a criação de fontes de tensão independentes para alimenter determinadas partes dos circuitos, para facilitar na troca de tensão de entrada do equipamento, por exemplo de 380 para 220 vac, e etc.
No caso de nobreaks de pequeno porte, o uso de auto trafos é unanime, pois facilita a configuração de todo o equipamento em um único trafo.
Agora, a utilização de auto trafo para fazer ao mesmo tempo entrada (by pass) e saída (inversor) de um no break de grande porte, quebra um galho, é muito mais barato, mas deixa muito à desejar. Além de não filtrar os tais surtos indesejáveis, tira a principal função de um no break on line que é a criação de uma tensão de saída diferente da entrada e totalmente limpa. Isso sem contar que tal equipamento só deve ser instalado e manuseado por mão-de-obra altamente especializada com muita experiência no ramo.
Simples eletricistas que não tem muita experiência no ramo de no breaks, ao instalar um equipamento com auto trafo, podem causar um desatre, pois esse tipo de equipamento confunde um pouco os menos experientes quanto as posições de fase, neutro e terra. "Santos, J.C. (técnico em eletrônica)".

Comments

No response to “Auto-trafo vs Trafo isolador”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE