Prezados leitores do blog dos no breaks, esse post é para quem tem um gerador com QTA em modo stand by e tem um consumo sobre tarifado no horário de ponta. Existe uma forma bem simples de automatizar o seu QTA para transferir a rede para gerador por volta das 17:30hs e retornar com a rede por volta das 20:30hs, utilizando um simples temporizador e uma contactora. Tanto o temporizador, quanto a contactora podem ser encontrados em qualquer loja de material elétrico, existem diversas marcas. Basta que ele tenha programação para todos os dias da semana, um contato NF e opção de desligamento em caso de falha do gerador.
Faça a ligação conforme o esquema abaixo, alimentando a bobina da contactora com uma das fases de reconhecimento de rede e passando pelo contato NF do timer e retornando à bobina. Esta ligação deve ser feita com a rede desligada.
Faça a ligação conforme o esquema abaixo, alimentando a bobina da contactora com uma das fases de reconhecimento de rede e passando pelo contato NF do timer e retornando à bobina. Esta ligação deve ser feita com a rede desligada.
Agora é só fazer a programação do timer para acionamento as 17:30hs e desligamento as 20:30hs. No momento em que o timer acionar, o contato NF irá abrir, deixando de alimentar a bobina da contactora, desligando a rede e fazendo o gerador entrar. Ao desligamento do timer, o contato irá voltar à posição inicial NF fazendo com que a rede retorne e o gerador se desligue após o resfriamento. Para o correto funcionamento, o QTA deve estar em modo automático e funcionando perfeitamente. No caso de falha do gerador durante o horário de ponta, alguém deverá ir até o QTA e desligar o timer, fazendo com que a rede retorne antes do horário programado. Cabe ressaltar que durante as transferências, haverá uma pequena interrupção no fornecimento de energia, portanto, se existirem cargas críticas, recomendo a utilização de um no break para as mesmas. A ideia é bem simples, porém, espero que ajude bastante. Santos, J.C. (Técnico em eletrônica).
Comments
One response to “Economizando no horário de ponta”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Salientando, que o temporizador deverá ser alimentado pela rede elétrica para operação, e se durante o horário em que ele estiver em funcionamento faltar energia não haverá interrompimento no funcionamento do gerador. sendo necessário seguir o padrão descrito no post dos contatos NF e NA, para não interferir. Pois quando o temporizador aciona o gerador ele esta com o contato NA operando e quando sua alimentação sair ele também entrara com o contato NA.
7 de setembro de 2011 às 14:54Postar um comentário