Aqueles que ainda possuem alguma dúvida sobre os tipos de No-breaks, poderão tirar neste post.
Nessa primeira parte iremos falar do Shortbreak ou Off-line. O nome está diretamente relacionado ao modo de operação do equipamento, onde o circuito inversor está operando sempre em modo de espera aguardando a real falta de energia para ser acionado. Há dois tipos de montagem mais usuais de shortbreaks, o "Stand By" e o "Line Interactive".
No modo Stand By, o circuito inversor fica bloqueado enquanto o equipamento alimenta a carga pela energia da rede elétrica. O acionamento do inversor só ocorre quando há falta de energia ou quando a tensão atingir valores críticos. Esta transferência ocorre em alguns milissegundos, e dependendo da sensibilidade do equipamento ligado ao no-break poderá ocorrer um desligamento.
No modo Line Interactive, o mais moderno, o inversor trabalha em paralelo com a rede e no momento da falta de rede, quando a carga é chaveada para o inversor, o mesmo já está trabalhando. Diminuindo assim o tempo de transferência.
Muitos dos Shortbreaks possuem sua forma de onda na saída, em modo inversor, do tipo trapezoidal. Dificultando a medição, sendo necessário utilizar um voltímetro que tenha a especificação de medidas em TRUE RMS, fora disto você pode acabar tendo valores fora do padrão. Veja no vídeo abaixo esta onda trapezoidal e a microinterrupção que existe na transferência entre rede/bateria/rede.
Alguns desses no-breaks possuem internamente um circuito estabilizador que utiliza relés e estabiliza por tapes em torno de 5 a 8VAC, ajudando na correção da tensão da rede elétrica em variações pequenas. Abaixo temos um diagrama em bloco de um Shortbreak:Espero ter esclarecido um pouco sobre short breaks e até breve, quando falaremos sobre outros tipos de nobreaks. "Brasil, V.L. (Eng. elétrica eletrônica)".
Comments
No response to “(Você precisa saber sobre nobreaks) Tipos de No-Break: Parte 1”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Postar um comentário