Vemos isso na figura abaixo:
Já, quando invertemos esse mesmo diodo no mesmo circuito, ele funciona como uma chave fechada, com um detalhe. Há uma queda de tensão de 0,7Vdc que fica no diodo deixando o restante, 11,3Vdc para a carga , conforme mostra a figura abaixo;
O diodo se comporta desta forma por que está em um circuito alimentado por uma fonte de corrente contínua (DC), ou seja , a corrente circula em um único sentido. Se utilizarmos o diodo em um circuito alimentado por uma fonte de corrente alternada (AC), que hora circula em um sentido e hora circula no sentido inverso, podemos dizer que os dois casos acima ocorrem tantas vezes for a frequência da corrente alternada aplicada, transformando esta em contínua. Se visualizarmos a onda da corrente alternada em um osciloscópio, veremos algo como a figura abaixo:
Podemos ver que o ciclo negativo não aparece, deixando somente o ciclo positivo. Neste tipo de retificação perdemos muita potência. Então, o ideal seria utilizarmos uma ponte retificadora formada por quatro diodos dispostos da seguinte forma:
Neste caso, se visualizarmos no osciloscópio, veremos o ciclo negativo aparecendo também como positivo, possibilitando a utilização dos dois ciclos pela carga conforme pode ser visto na figura abaixo:
Esta é a função básica de um diodo em um circuito eletrônico. Existem outros tipos de diodo com outras funções específicas, porém serão casos tratados em outros posts. fico por aqui e espero ter ajudado na compreensão do funcionamento de um componente tão importante como este. "Santos, J.C. (Técnico em eletrônica)".
Comments
No response to “Esmiuçando "O diodo" (Componentes eletrônicos)”
Postar comentários (Atom)
Post a Comment |
Postar um comentário