CURTA NOSSA FAN PAGE

Esmiuçando "O varistor" (Componentes eletrônicos)

quinta-feira, 28 de junho de 2012


        Como já informado antreriormente, o intuito deste post "Esmiuçando" não é o de informar materiais nem a construção do componente, nem curvas disso ou gráfico daquilo, enfim. Neste post temos a intenção de desmistificar os componentes em nível didático, ou seja, pra aquele camarada que está estudando e sai da aula com mais dúvidas do que quando chegou.

        Portanto, partindo deste princípio, vamos mostrar hoje para que exatamente serve um varistor. Vamos começar primeiramente mostrando a simbologia mais utilizada nos esquemas elétricos e diagramas de equipamentos, porque desses não temos como fugir. Veja na figura abaixo a simbologia do varistor:
        Agora podemos ir direto ao assunto. A função de um varistor em um circuito é a de protege-lo de variações muito bruscas de tensão e avisar quando há sobretensão. para isso ele é constituído de uma espécie de resistência que, em tensões dentro da margem que ele foi projetado, tende a ser muito alta, conduzindo quase nada. Porém, quando esta tensão ultrapassa ao limite do varistor, essa "resistência" aumenta ao ponto de fechar um curto entre os pólos fazendo com que o nosso varistor estoure, condição esta que pode deixar ele aberto ou em curto.
        O resistor costuma ser utilizado em paralelo com a fonte de alimentação do circuito como pode ser visto no diagrama abaixo:


        Desta forma, se ele abrir quando estourar e nenhum outro componente for danificado, o equipamento continuará funcionando e você nem irá perceber a sua queima, a não ser pelo barulho. Já se ele ficar em curto, pode até desarmar seu disjuntor e/ou queimar o fuzível, se tiver um, na entrada do equipamento.
        Cabe apenas ressaltar algo que as pessoas confundem muito. O varistor serve para evitar sobretensão, ou seja, aumento da tensão à níveis acima do suportado pelo equipamento e para isto acontecer não teremos necessariamente uma sobrecarga, algo muito diferente. Para sobrecarga a proteção mais adequada seria um fuzível ou um disjuntor que atuam geralmente quando ocorre o contrário da sobretensão que é a subtensão. Nesse caso a tensão abaixa à níveis tão críticos que fazem a corrente subir acima do limite da proteção (fuzível ou disjuntor) e este, por sua vez abre ou desarma. "Santos, J.C. (Técnico em eletrônica)".


Comments

No response to “Esmiuçando "O varistor" (Componentes eletrônicos)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE