CURTA NOSSA FAN PAGE

Faça você mesmo DIY - mini furadeira para placas eletrônicas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

        Meus amigos leitores do blogdosnobreaks. Vamos ver hoje como se faz uma a mini furadeira que é muito útil para furar placas eletrônicas de fenolite e cobre, corrigir imperfeições após corroer o cobre da placa ou até mesmo limpar placas após realizar soldas para visualizar melhor as trilhas. Neste caso a mini furadeira pode ser construída com materiais totalmente reciclados. Você não vai gastar nada e ainda vai ajudar a mãe natureza.

        Bom, pra começar, vamos ao material:
um pequeno motor DC de CD rom que costuma ser de 9Vdc;
um pedaço de placa de aproximadamente 3cm x 0,5cm;
uma push bottom (que pode ser retirada do próprio CD rom);
um LED (que pode ser retirada do próprio CD rom);
um resistor de 300K;
uma fonte de 9VDC ou a tensão nominal do motor que você conseguir
brocas bem finas;
polias diversas que se encaixem justas nas brocas (que pode ser retirada do próprio CD rom)
cola daquela que todo mundo guarda na porta da geladeira. rsrs.

        Veja o esquema abaixo e desenhe as trilhas na placa da forma que desejar. É bem simples esse circuito, lembrando que o motor e a push bottom serão ligados à placa por fios (não serão soldados direto na placa) então as trilhas não precisam ter tamanhos definidos. Quanto menor melhor.

Você precisará furar o fundo do pote de forma que o eixo do motor passe para fora. A lateral levará um furo para o LED e outro para a push bottom que pode ficar prensada entre o motor e o pote. Os próprios para fusos de fixação do motor foram usados para fixar o motor. Seguem abaixo algumas fotos que podem auxiliar na montagem da sua. Lembrando que na mini furadeira da foto o LED fica direto antes da push bottom, mostrando que a fonte está ligada. No esquema, preferi colocar o LED junto com o motor mostrando quando o mesmo está sendo alimentado. Você pode escolher e fazer do jeito que achar melhor.

Após a soldagem dos cabos e componentes, dê um nó no cabo da fonte para evitar que o mesmo solte quando for puxado e pode fechar a tampa do pote.


Coloque uma polia em uma broca e cole esta polia em outra que tenha o mesmo diâmetro do eixo do motor (bem centralizada). Você pode usar mais de uma polia para dar mais firmeza à broca. Pode também criar várias brocas de tamanhos diferentes já coladas as polias para poder trocar as brocas com facilidade. Veja na foto abaixo como ficou nossa mini furadeira:


Assista ao vídeo que mostra ela funcionando:


Bom, você pode estar se perguntando. Isso é tão barato que é melhor comprar uma pronta. Mas o gostinho de usar uma que você mesmo fez e ainda tirar uma onda de professor pardal, não tem preço. "Santos, J. C. (Técnico em eletrônica)"

Atualizando:

Como alguns leitores pediram umas fotos para mostrar melhor como fazer as brocas com as polias coladas, fiz mais algumas imagens que seguem abaixo:




Comments

No response to “Faça você mesmo DIY - mini furadeira para placas eletrônicas”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE