Que tal fazer a sua própria caixa para impressão de circuitos em placas de cobre foto-sensíveis? Hoje temos um passo a passo que irá explicar de forma bem simples como fazer a sua. Esta foi projetada e construída por Mauro Éden. Veja como ficará a nossa caixa depois de pronta:
Bom, vamos às ferramentas e ao material que serão necessários para a confecção da caixa:
Bom, vamos às ferramentas e ao material que serão necessários para a confecção da caixa:
Ferramentas:
- Jogo de brocas para madeira;
- cola branca;
- cola para madeira;
- solda de estanho;
- ferro de solda;
- Soprador de ar quente para o isolador termo retrátil;
- régua;
- caneta;
- aparafusadeira.
Acessórios:
- 06 lâmpadas infra-vermelho 8Watts
- três reatores de 2 x 9Watts;
- 12 conectores para as lâmpadas;
- 12 suportes de fixação para as lâmpadas
- um cabo paralelo com tomada macho para alimentação da caixa;
- cabos 1,5mm² para interligação;
- duas dobradiças;
- Fita isolante ou isolante termo retrátil
- preguinhos e parafusos de rosca larga.
Nesta imagem abaixo você pode ver as peças de compensado já cortadas:
e no desenho abaixo vai visualizar as medidas de cada uma inclusive do vidro e do EVA utilizado na tampa:
Agora, com tudo em mãos, podemos começar a montar a nossa caixa. Primeiramente vamos traçar uma linha com 4 cm de distância de uma das bordas das laterais:
Outra linha à 5mm da outra borda. Fazemos isto nas quatro laterais:
Utilizando a cola branca e os preguinhos, fixamos as ripas de 1cm na parte interna das duas linhas traçadas anteriormente.
Após a fixação das ripas de 1cm as laterais ficarão conforme mostra a imagem abaixo:
Agora vamos começar a fazer a instalação elétrica da caixa. Configure os reatores para a tensão desejada, no nosso caso utilizamos 127Vac e fixe os reatores à placa do fundo como pode ser visto na sequência de imagens à seguir:
Agora vamos preparar a placa do interior, utilizando os parafusos para fixar os suportes das lâmpadas e fazendo os furos para a passagem dos cabos, conforme pode ser visto na sequência de fotos a seguir:
Agora montamos três das laterais, deixando um dos lados para encaixar a placa que ficará no interior da caixa. Depois de encaixar e fixar a placa do interior, feche a última lateral. Para isso, utilizamos cola branca e parafusos. Veja nas próximas imagens:
Agora podemos fazer um furo na parte inferior para a entrada da alimentação, conectar os cabos, conectores das lâmpadas e fechar a tampa do fundo da caixa. Veja imagens abaixo:
Bom, neste momento, se você seguiu o passo a passo corretamente, sua caixa deverá estar exatamente conforme mostra a próxima imagem:
Então ainda falta montarmos a tampa utilizando as ripas de 2cm, preguinhos, cola branca e a placa que sobrou e colarmos nela o EVA com a cola para madeira. Veja na sequência de fotos abaixo:
Depois que a cola secar, fixamos a tampa à caixa com a dobradiças, fixamos o fecho e colocarmos o vidro como pode ser visto nas próximas imagens:
Está pronta a nossa caixa. Para utilizá-la precisamos utilizar placas foto sensíveis próprias para este processo e uma transparência antes. Recomendamos que utilize pedaços pequenos para testar qual o tempo necessário para a exposição à luz.
Você também pode fazer algumas variações desta ideia colocando um interruptor para desligar as lâmpadas, um timer que as desligue depois de um tempo pré programado, alterar o tamanho da caixa, conforme sua necessidade e criatividade mandar. Se fizer, mande uma foto da sua caixa para mostrarmos aqui no blog. O email é jocaesan@gmail.com. Até a próxima. "Santos, J. C. (Técnico em eletrônica)".
Comments
No response to “P.A.P. Caixa para impressão de circuitos em placas de cobre foto-sensíveis”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Postar um comentário