CURTA NOSSA FAN PAGE

(Você precisa saber sobre nobreaks) Tipos de No-Break: Parte 2 - on line de dupla conversão

domingo, 11 de março de 2012


Falando um pouco mais sobre os tipos de nobreak's, iremos mostrar os do tipo on line de dupla conversão. Sua montagem básica e constituída por um circuito retificador, um banco de baterias, circuito inversor com filtro e uma chave_estática de transferência.
        Abaixo temos um diagrama em blocos da montagem do equipamento:


Este tipo de equipamento é denominado como dupla conversão porque em funcionamento ele executa duas conversões de energia. A primeira realizada pelo circuito retificador que converte a corrente alternada em corrente continua que também costuma ser utilizada para carregar as baterias e alimentar o circuito inversor. A segunda conversão do sistema fica por conta do circuito inversor. Alimentado pela corrente continua do retificador e na falta de energia, pelas baterias, ele converte esta alimentação de corrente contínua em corrente alternada. Permanecendo estabilizada em tensão, frequência e protegida contra vários surtos já que é uma onda senoidal nova independente da tensão de entrada.
O funcionamento deste tipo de equipamento é muito simples. Ele se propõe a estar sempre alimentando a carga pelo circuito inversor, independente de quaisquer falha na rede elétrica, se tornando um no-break sem tempo de transferência e por este motivo, é chamado online. Sua aplicação é recomendada para cargas sensíveis e criticas. Seu circuito inversor sempre mantem-se em constante sincronismo com rede elétrica de entrada, mantendo sua forma de onda na saída senoidal e no mesmo faseamento da entrada, permitindo transferências automáticas entre rede e inversor, sem desligamento da carga caso houver parada do inversor ou se for conveniente a transferência manual para manutenção por exemplo.
       Nos dois circuitos do no-break online (retificador e inversor) são empregado filtros bem simples, afim de reduzir ao máximo interferências para carga. Na saída do circuito retificador, geralmente coloca-se um filtro RC (passa-baixa) para retirar o ripple e quaisquer outras ondulações da tensão continua. No caso do circuito inversor é empregado um Filtro LC (passa-faixa), afim de acertar a forma de onda de saída do inversor por ser semi-senoidal e retirar os harmônicos.
       O no-break on line de dupla conversão, torna-se um equipamento mais confiável e ideal por sua montagem e prevenções contra falhas, tanto da rede ou do nobreak já que a grande maioria possui sistema de by_pass estático. Até breve, onde continuaremos a esclarecer mais um pouco sobre os tipos de No-breaks. "Brasil,V.L. (Eng. elétrica eletrônica)".

Comments

3 Responses to “(Você precisa saber sobre nobreaks) Tipos de No-Break: Parte 2 - on line de dupla conversão”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE